Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa cujo a missão é entreter vocês ;D

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Curiosidades/desmaios

Desmaios é algo tão comum, sorte de quem nunca desmaiou, por que, quem já (como eu) sabe que a sensação é horrível, mas afinal de contas...
POR QUE NÓS DESMAIAMOS? 
E O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO?

(uma charge só pra descontrair)
Bem, a causa mais comum dos desmaios é a queda da nossa pressão sanguínea e como a cabeça fica no alto do corpo, ela é a primeira parte a sentir a diminuição da circulação, o que leva à falta de oxigênio no cérebro e à perda de consciência. Quem tem pressão baixa está mais sujeito a desmaios, mas a pressão alta também provoca o mesmo. Desmaiar é uma defesa natural, na tentativa de evitar um problema grave no cérebro, nós desmaiamos. Ocorre quando o fluxo sanguíneo não consegue atingir e irrigar o cérebro de forma suficientemente necessária, sem oxigênio para os neurônios, a pessoa começa a perder as suas capacidades cognitivas. Após o desmaio e a queda, o sangue não precisa mais enfrentar o efeito da gravidade e, assim, caminha com facilidade das pernas para o coração e, em seguida, se direciona para a região cerebral. Começamos á ficar pálidos, suando, com mal-estar, respiração superficial e relaxamento muscular antes da queda, justamente pela falta de oxigenação no cérebro, é a maneira do corpo nos avisar que desmaiaremos em breve, e pior parte, quem já desmaiou sabe do que eu to falando.

Quais outros fatores podem causar um desmaio, além da falta de oxigenação:

doença cérebro-vascular, convulsões

de origem cardíaca, tais como: arritmias, doença cardíaca estrutural ou isquêmica

embolia pulmonar, hipertensão pulmonar

metabólicas, tais como hipoglicemias, intoxicações

neurogênica/vascular, como hipotensão postural, síncope situacional ou vaso depressora

infecciosos

psicogênicos

desconhecidos, ao redor de 40%
Como evitar um desmaio:

Se você acha que vai desmaiar, procure deitar-se com as pernas mais elevadas que a cabeça.

Se não for possível deitar-se, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue para seu cérebro.

Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que sua freqüência cardíaca e pressão sanguínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.

Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que seu desmaio foi ocasionado pela medicação, procure seu médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.

Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor e umidade, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se são condições propícias para ocorrer um desmaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores