Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa cujo a missão é entreter vocês ;D

sábado, 26 de janeiro de 2013

Curiosidades/pasta de dente

Uma coisa que todo mundo usa, duas curiosidades: 
QUEM INVENTOU E DE QUE É FEITA A PASTA DE DENTE?

De onde surgiu a pasta de dente?
Bom, a mistura para a limpeza dos dentes aparece num
manuscrito egípcio do século IV a.C.. Os ingredientes incluíam flores que seriam esmagadas em conjunto com pimenta, sal e folhas de menta. Desconhece-se como seria aplicado (talvez com panos) mas tenho certeza absoluta de que não era muito agradável escovar os dentes naquela época.
Mas a verdadeira pasta de dentes, a que conhecemos hoje, nasceu do engenho do dentista americano Dr. Washington Sheffield. Em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. O seu filho, Lucius, que também era dentista, ajudou o pai a aperfeiçoar a fórmula, nascendo assim o Creme Dentifríco Dr. Sheffield, aquela que pode ser considerada a primeira pasta de dentes da história da humanidade.
Apesar disso, só em em 1892 é que a pasta de dentes do Dr. Sheffield começou a ter algum sucesso. O que contribuiu para isso foi a nova invenção do Dr. Washington Sheffield: um tubo flexível para o armazenamento da pasta de dentes, com o tempo a pasta teve o flúor em sua composição, a pasta e sua embalagens foram evoluindo, evoluindo até ao que vemos hoje, em várias cores e gostos.
Esta sensacional invenção foi aproveitada mais tarde pela Colgate & Company, que criou a sua marca de pasta de dentes e a lançou em 1896 com o nome de Colgate Ribbon Dental Cream. 
Muito bem primeira dúvida respondida, mas do que exatamente é composta a pasta que você passa nos dentes??
O ingrediente ativo mais comum nas pastas de dente para prevenir cáries é o fluoreto de sódio, abreviado para flúor, sendo que quase todas as marcas têm entre 1000-1100 partes por milhão desse ingrediente, devido á esse ingrediente, não só ele, mas ele é o mais influente que a não deve-se engolir a pasta de dente.
Ingredientes como bicarbonato de sódio, enzimas, vitaminas, ervas, cálcio, anti-séptico bucal e/ou peróxido de hidrogênio são muitas vezes combinados no creme dental. Quase todas as pastas de dente contêm lauril sulfato de sódio, ou outro elemento da família dos sulfatos, ingrediente que se vê muito em diversos produtos de higiene pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores