Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa cujo a missão é entreter vocês ;D

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Especial bandas/Nirvana - Krist Novoselic

                                                     Krist Novoselic

Krist Anthony Novoselic (Compton16 de Maio de 1965) é um músico estadunidense, conhecido por ter sido o co-fundador e baixista da banda Nirvana. Krist é também conhecido por fundar as bandas Eyes AdriftSweet 75 e por ser o atual baixista do grupo punk Flipper. Fora da música, Krist é um ativista político adepto do Partido Democrata.

Krist Novoselic é filho de um casal imigrante croata , Marija e Krist Novoselic. Ele passou seus três primeiros anos de idade na cidade natal, quando mudou-se para a cidade de San Pedro, também no estado da Califórnia. Em San Pedro, Krist passou a maior parte da infância. Ele tinha dois irmãos, Robert e Brett. Em 1973, ganhou uma irmãzinha, Diana. Em 1979 a família Novoselic muda-se novamente, desta vez para Aberdeen, Washington. Nessa época, o pequeno Krist sofria de uma espécie de depressão. Por esse motivo, seus pais decidiram mandar o garoto para passar um tempo na Croácia, no ano de 1980. O menino pareceu melhorar com os novos ares. Lá estudou no ginásio e passou a interessar-se muito por música. Descobriu bandas de hard-rock e heavy-metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Aerosmith; e o punk como os Sex Pistols e Ramones.
Ao retornar para Washington, Novoselic tornou-se um adolescente festeiro. Começou a beber e fumar maconha, ficando bastante conhecido nos circuitos locais. Durante o último ano de colégio, Krist passou por uma cirurgia plástica que sanou um problema em sua mandíbula, corrigindo a mordida torta que tinha. Krist teve que usar uma espécie de aparelho durante cerca de seis semanas. Nesse período, Novoselic arranjou um emprego numa loja do Taco Bell (restaurante fast-food de cozinha mexicana) e conseguiu comprar um carro, aparelhos de som estéreo e uma guitarra.
Pouco depois, Robert Winsten, irmão de Krist, apresentou o amigo Kurt Cobain a Novoselic ao subir uma escadaria que lavava a um quarto que ecoava uma música alta e pesada. Os dois só se conheciam de vista na escola. Robert disse a Cobain que aquele era seu irmão mais velho, "um jovem que ouvia muito punk rock". Cobain logo formou um laço de amizade com Krist, que só se fortaleceu ao longo dos anos, dando inicio  futuramente, a maior banda grunge de todos os tempos: Nirvana.
Vida pessoal de Krist
Novoselic casou-se duas vezes. Sua primeira esposa foi Shelli Dilley, que Krist conheceu na escola secundária e começou a namorar em 1985. Eles casaram-se em Dezembro de 1989 e divorciaram-se no final de 1999. No começo de 2004, Krist casou-se novamente, com Darbury Ayn Stenderu. O casamento já dura sete anos.
Pouco depois do fim da banda (1994) em 1995, a "Erotic Music Law" foi introduzida na legislação do Estado de Washington sob o nome de "Matters Harmful to Minors". Vendo que a indústria musical tinha forte poder (inclusive político) em Seattle, Novoselic propôs a criação de um comitê político chamado JAMPAC. A partir de então, o comitê passou a lutar contra diversas leis impostas por Washington, incluindo uma que ficou famosa em 1985 por impedir que menores de idade frequentassem certos shows (a lei "Teen Dance Ordinance"). Desde então, Novoselic passou a se interessar e envolver-se muito com a política norte-americana.
Ao mesmo tempo em que participava da política, Novoselic quis continuar envolvido com a música, mas não sabia como. Ele recusou a proposta de Dave Grohl de se juntar ao Foo Fighters, pois achava que se trataria de uma reencarnação de seu grupo anterior. Em 1997, lançou o álbum Sweet 75,  a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores